Anuncie no Encontre Portugal

O maior Portal de dicas ao imigrante em Portugal.

MENU

As 5 Melhores Universidades de Portugal

As 5 Melhores Universidades de Portugal
As universidades em Portugal são famosas pelas suas tradições seculares na educação. É aqui que se situa a antiga Universidade de Coimbra , que durante séculos foi considerada uma das principais universidades da Europa , onde aspirava a juventude burguesa de todo o continente. As universidades portuguesas ainda hoje são famosas: participam ativamente em projetos de investigação internacionais da Comissão Europeia e acolhem anualmente dezenas de milhares de estrangeiros no âmbito de programas de intercâmbio. Os estudantes são atraídos não só pela oportunidade de obter uma educação de qualidade a um preço relativamente baixo, mas também pelo ambiente acolhedor e amigável que reina nas universidades de Portugal. 

Lista e ranking de universidades em Portugal

1- Universidade do Porto2- Universidade de Lisboa 3- Universidade de Coimbra 4- Universidade Nova de Lisboa5- Universidade Católica Portuguesa 

Veja as vantagens das Universidades em Portugal

  • Preços baixos. As universidades em Portugal cobram mensalidades relativamente baixas. O custo médio da educação em programas de graduação e pós-graduação é de 6.322 dólares por ano e para doutorado – 8.957 dólares. Em relação a outros países da Europa Ocidental , é bem barato. Para os cidadãos da União Europeia, o custo é ainda mais barato. Se você tem dúvida, por exemplo, de quanto custa morar no Porto, saiba que é baixo o custo de vida no Porto, e em toda Portugal, de modo geral. Aqui o fardo financeiro não será pesado.
  • Autonomia das universidades . As instituições de ensino superior em Portugal gozam de autonomia científica, pedagógica, cultural e disciplinar. Graças a isso, o livre-pensamento e a independência do estado reinam nas universidades:
    • Autonomia científica – as universidades determinam e realizam de forma independente as pesquisas e atividades científicas;
    • Autonomia pedagógica – as universidades determinam as condições de admissão, as modalidades de ensino e de avaliação dos conhecimentos, elaboram os currículos;
    • Autonomia cultural – as universidades determinam o currículo e as iniciativas culturais;
    • Autonomia disciplinar – As universidades têm o direito de aplicar sanções disciplinares por má conduta de professores e alunos.
  • Facilidade de entrada . O processo de admissão às universidades em Portugal é bastante simples. Muitos programas não exigem atestados de conhecimento de português ou inglês – basta comprovar seu nível em entrevistas e em documentos de candidatura. É requisito obrigatório para admissão a apresentação de diploma ou certificado equivalente à língua portuguesa. No entanto, deve-se ter em mente que é bastante difícil encontrar as informações necessárias em sites, principalmente sem o conhecimento da língua portuguesa. Portanto, é desejável conhecer o idioma ou entrar em contato com os departamentos de admissão da universidade. Bom que para nós brasileiros, isso não será um problema
  • Programas de afiliados . As universidades em Portugal trabalham em estreita colaboração com instituições de ensino superior de nível internacional. A parceria estabeleceu o MIT Portugal , a Carnegie Mellon Portugal e o Programa UT Austin Portugal
  • O Lisbon MBA também foi criado como uma colaboração entre a Nova School of Business and Economics , a Universidade Católica Portuguesa e a MIT Sloan School of Management . Este programa de MBA é um dos 100 melhores do mundo, de acordo com o Financial Times em 2020. Além disso, as universidades e centros de investigação em Portugal incentivam ativamente o intercâmbio entre professores, alunos e investigadores através de vários programas de mobilidade internacional, especialmente Erasmus .
  • Universidades antigas e modernas . Portugal é um dos países mais antigos da Europa, onde foram preservados inúmeros monumentos de história e cultura. Uma delas é a antiga Universidade de Coimbra , Património Mundial da UNESCO. O próprio sistema universitário português remonta ao século XIII, sendo por isso um dos mais antigos e mantém tradições seculares. Entretanto, ao longo do último século, o sistema educativo português sofreu alterações significativas, resultando no surgimento de dezenas de novas instituições de ensino. Politécnicos modernos e escolas de negócios inovadoras atraem jovens profissionais de todo o mundo. Outro destaque em Portugal são as universidades localizadas em territórios insulares – a Universidade da Madeira e Universidade dos Açores. 
 

Conclusão: Vale a pena estudar em algumas das melhores Universidades de Portugal?

Com certeza sim. Além de melhorar muito o seu currículo, você terá ótimas experiências morando em outro país.Você sabia que Portugal é um dos melhores países para morar e trabalhar? 
[bdotcom_bm bannerid="649"]
Douglas Barbosa

Douglas Barbosa

Graduado em Tecnologia de Redes de Computadores e com Pós-Graduação em Marketing Digital, Business Intelligence e Estratégia Data-Driven pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Capacitação em Linguagem Corporal e Detecção de Microexpressões Faciais. Participação na formação "Máquina de Tráfego e Conversão - Aprenda a Vender Mais pelo Google Todos os Dias". Certificado pelo Google em Rede de Pesquisa. Vasta experiência em projetos de SEO, gestão de tráfego pago no Google Ads e Criação de Websites.

Partilhe na Mídias Sociais

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Categorias:

Sua Empresa em Destaque Anuncie Conosco!

Artigos em Destaque

Fique Ligado