Advertise on Encontre Portugal

The largest immigrant advice portal in Portugal.

MENU

Delicious Gomes de Sá cod recipe

Gomes de Sá codfish recipe

O Bacalhau à Gomes de Sá é uma das receitas mais tradicionais e apreciadas da culinária portuguesa. Este prato tem origem na cidade do Porto e leva o nome do seu criador, José Luís Gomes de Sá, um conhecido chefe de cozinha do século XIX. Com ingredientes simples e sabores marcantes, esta receita é uma verdadeira explosão de sabor que vai conquistar o seu paladar.

Aprenda a fazer a tradicional receita de Bacalhau à Gomes de Sá

Para começar a preparar o Bacalhau à Gomes de Sá, será necessário ter à mão os seguintes ingredientes: 500g de bacalhau dessalgado, 1kg de batatas, 2 cebolas médias, 3 dentes de alho, azeite, azeitonas pretas, salsa picada, pimenta-do-reino, sal e ovos cozidos. Comece por cozer o bacalhau em água fervente por cerca de 10 minutos, retire a pele e as espinhas e desfie-o em pedaços médios.

Em seguida, descasque as batatas, corte-as em rodelas grossas e coza-as até ficarem macias. Enquanto as batatas cozinham, pique as cebolas e os dentes de alho e refogue-os em azeite até ficarem dourados. Adicione o bacalhau desfiado ao refogado de cebola e alho, tempere com pimenta e sal a gosto e deixe cozinhar por mais alguns minutos.

Por fim, junte as batatas cozidas ao bacalhau, envolvendo bem todos os ingredientes. Transfira a mistura para um tabuleiro de ir ao forno, regue com azeite, decore com azeitonas pretas e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 20 minutos, ou até dourar. Sirva o Bacalhau à Gomes de Sá acompanhado de ovos cozidos e polvilhado com salsa picada.

Delicie-se com os sabores únicos deste prato português

O Bacalhau à Gomes de Sá é um prato que combina na perfeição a simplicidade dos ingredientes com uma explosão de sabores intensos. A textura macia do bacalhau, a cremosidade das batatas e a mistura de aromas das cebolas, alho e azeite resultam numa verdadeira iguaria que vai conquistar os paladares mais exigentes.

Este prato tradicional português é ideal para servir em ocasiões especiais, seja em almoços de família ou jantares com amigos. Acompanhado de um bom vinho branco ou tinto, o Bacalhau à Gomes de Sá promete um momento de puro prazer à mesa. Experimente esta deliciosa receita e deixe-se encantar pela gastronomia portuguesa. Bon appétit!

O Bacalhau à Gomes de Sá é uma receita clássica que celebra a riqueza gastronômica de Portugal. Com ingredientes simples e técnicas culinárias tradicionais, este prato é uma verdadeira homenagem à cozinha portuguesa. Experimente prepará-lo em casa e descubra todos os segredos deste saboroso manjar. Aproveite e compartilhe esta receita com os seus amigos e familiares. Afinal, a comida também é uma forma de partilhar amor e felicidade à mesa. Viva a culinária portuguesa!

Douglas Barbosa

Douglas Barbosa

He has a degree in Computer Network Technology and a postgraduate qualification in Digital Marketing, Business Intelligence and Data-Driven Strategy from the Pontifical Catholic University (PUC). Training in Body Language and Facial Microexpression Detection. Participation in the "Traffic and Conversion Machine - Learn to Sell More Through Google Every Day" training course. Certified by Google in Search Engine Optimisation. Extensive experience in SEO projects, paid traffic management on Google Ads and website creation.

Share on Social Media

Related News

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Categories:

Your Company in the Spotlight Advertise with Us!

Featured Articles

Stay tuned