-
Explorer Braga : un voyage enchanteur à travers l'histoire et la culture du cœur du Minho
Fique à vontade para fazer alterações no conteúdo caso ache necessário. Peço apenas para manter o hiperlink no termo indicado, por favor. O texto completo está logo abaixo e também em anexo, juntamente com as fotos.
Explorer Braga : un voyage enchanteur à travers l'histoire et la culture du cœur du Minho
Explore monumentos icônicos, saboreie a gastronomie local e mergulhe na atmosfera única da cidade ao norte de Portugal
Créditos: bennymarty/iStock
Braga é uma cidade de pouco menos de 200 mil habitantes, localizada na região Norte de Portugal. A apenas 55 km de distância do Porto, aproximadamente 45 minutos de viagem de carro, Braga foi apelidada de “Roma portuguesa” por ser a cidade mais antiga do país e possuir diversas praças e construções que se assemelham ao estilo arquitetônico romano.
Com pequenas ruas de aparência bucólica e igrejas e palácios com visuais impressionantes, a cidade atrai turistas de todos os locais por sua beleza histórica. Além disso, Braga também é um local que pode ser considerado ideal para todos os gostos, misturando aspectos históricos, religiosos, culturais e de entretenimento.
A cidade portuguesa é um dos principais centros religiosos, abrigando algumas das igrejas mais antigas do país. Além disso, Braga também possui um clima jovem e animado, com diversas opções de bares e restaurantes.
Sendo assim, são diversos os pontos turísticos e passeios mais atraentes de Braga. Portanto, é preciso se organizar para incluir a maioria deles — ou os mais importantes — no roteiro, bem como para realizar uma viagem tranquila e segura.
Arco da Porta Nova
Cercado de lendas locais, o Arco da Porta Nova é uma das oito entradas da muralha construída para cercar e proteger a cidade na Idade Média. Passando pelo arco, encontra-se a Rua Dom Diogo de Souza, que depois se torna Rua do Souto. Essa rua é bem movimentada e repleta de cafés, restaurantes, bares e lojas, ideal para desfrutar da cultura local e admirar as ruelas da cidade.
Créditos: Mercedes Rancaño Otero/iStock
Na Rua do Souto, também situa-se um dos cafés mais antigos de Braga, “A Brasileira” – vale a pena conhecer. Andando pela rua, também é possível chegar a outros pontos turísticos muito buscados na cidade.
Portanto, uma dica é utilizar o Arco da Porta Nova como ponto de início de um roteiro, caso a viagem seja mais curta. Assim é possível otimizar o tempo e desvendar vários locais de interesse ao mesmo tempo.
Largo do Paço
O Largo do Paço, antiga sede da República Bracarense, extinta em 1790, é um amplo espaço histórico. Construído inteiramente de granito, hoje abriga a reitoria da Universidade do Minho e a Biblioteca Pública de Braga.
Créditos: Jens Otte/iStock
Além disso, o local conta com um chafariz de arquitetura exuberante em sua decoração e com pequenos cafés para sentar e admirar a vista.
Sé de Braga
Localizada um pouco à frente do Largo do Paço, se encontra uma das entradas para a Sé de Braga, primeira catedral a ser construída em Portugal e principal ponto turístico religioso da região. Com arquitetura imponente, o prédio se destaca em meio às pequenas ruas da cidade e pode ser facilmente avistado entre as construções. Como igreja mais antiga do país, este ponto deu vida ao ditado regional: “Mais velha do que a Sé de Braga”.
Créditos: travelview/iStock
A visita ao claustro é gratuita, porém, para adentrar a Catedral, são cobrados 2 euros por visitante, existindo ainda diversos tipos de bilhetes que dão acesso a diferentes locais da construção. Nas capelas da Sé de Braga, estão guardados túmulos de importantes figuras da Igreja Católica, como dos pais de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.
Jardim de Santa Bárbara
Florido durante todo o ano, este jardim localizado em meio à cidade de Braga conta com diferentes espécies de flores da região. Juntas elas formam corredores e mosaicos florais exuberantes. É um ótimo local para descansar e tirar fotos de viagem.
Créditos: diegograndi/iStock
Além disso, ao fundo está presente a ala medieval do Paço Episcopal, formada por fachadas históricas e grandes arcos de pedra, o que deixa o visual do espaço ainda mais especial.
Ainda que pequena em extensão, Braga é uma das cidades portuguesas que oferece melhor qualidade de vida aos seus moradores. Além disso, é um dos principais pontos de interesse de turistas locais e internacionais, sendo possível encontrar voos baratos, principalmente saindo das cidades de Porto e Lisboa, que são mais próximas de Braga.