Anuncie no Encontre Portugal

O maior Portal de dicas ao imigrante em Portugal.

MENU

Quer trabalhar com comunicação social em Portugal?

comunicação social lisboa

Saiba mais aqui!

A carreira de comunicação social é uma das mais promissoras do mercado de trabalho. Com o avanço da tecnologia, a profissão ganhou novas ferramentas e especializações. Além disso, a cada dia surgem novas oportunidades para quem deseja seguir nessa área.

O dinamismo é um ponto fundamental para quem quer trabalhar com comunicação social, afinal a geração de conteúdo constante, faz com o candidato seja, de imediato, uma pessoa curiosa e pró-ativa.

A partir deste momento, vamos conhecer mais sobre esta profissão e como é possível se adequar ao que o mercado está propondo. Se você está interessado em trabalhar com comunicação social, este artigo foi feito para você.

O que é a comunicação social?

A comunicação social é uma área que trata das relações entre seres humanos. É uma forma de comunicação não verbal que envolve a troca de mensagens, entre uma quantidade específica de pessoas.

Um ponto chave para quem quer trabalhar com comunicação social é que ela nos ajuda a manter relações interpessoais e a construir relacionamentos. Vale lembrar que pode ser usada para fins comerciais ou políticos, para transmitir mensagens de marketing ou propaganda. Além disso, ela também é usada para fins educacionais, permitindo que as pessoas aprendam uns com os outros e compartilhem informações.

Como podemos perceber, ela é uma carreira bem ampla e em constante desenvolvimento. Para se tornar um comunicólogo profissional é preciso saber, principalmente, sobre o mercado em que está atuando para saber conversar com seu público e ter o resultado esperado através dos feedbacks apresentados.

Quais são as áreas da Comunicação Social?

A comunicação social é uma área de atuação muito vasta, que engloba diversas profissões. Dentre elas, podemos citar o jornalismo, a publicidade e propaganda, o marketing, as relações públicas, o cinema e o radialismo.

Cada uma dessas áreas tem suas particularidades e exige um perfil específico de profissional para trabalhar com comunicação social. Por isso, é importante que você saiba quais são as suas habilidades e aptidões antes de se candidatar a uma vaga na área da comunicação social. Vamos a elas?

Quem é o Profissional de Jornalismo?

O profissional de jornalismo é o responsável pelas notícias que são veiculadas na mídia. Ele trabalha para garantir a veracidade e a imparcialidade das informações, bem como fazer um trabalho de investigação e entrevistas para chegar às fontes primárias.

Para exercer a profissão, é preciso ter formação em jornalismo e passar por um processo seletivo na imprensa. O jornalista deve ser curioso, ter bom texto e boa fluência verbal, além de estar atualizado sobre os acontecimentos do mundo.

Quem é o Profissional de Publicidade e Propaganda?

O profissional de publicidade é aquele que quer trabalhar com comunicação social a partir da criação e disseminação de mensagens publicitárias. Ele pode atuar em diversas áreas, desde a criação de anúncios para veículos impressos ou digitais, até o gerenciamento de campanhas publicitárias complexas.

Para exercer sua função, o profissional deve ter um bom senso crítico e criativo, além de conhecimento técnico na área de design gráfico, web design, fotografia e vídeo. Também é importante estar sempre atualizado sobre as tendências do mercado e os novos meios de comunicação disponíveis.

Quem é o Profissional de Marketing?

O profissional de marketing é uma pessoa que trabalha com a comunicação e promoção de produtos ou serviços. Ele precisa ter um bom senso de criatividade para desenvolver campanhas online ou offline que chamem a atenção do público-alvo, além de um bom conhecimento sobre o mercado e os concorrentes.

Para quem deseja seguir nessa área, o profissional de marketing precisa ter um perfil analítico e, principalmente, saber ouvir o seu público. É a partir dessas respostas que ele consegue elaborar ações que podem se converter em novas vendas.

Quem é o Profissional de Relações Públicas?

O profissional de relações públicas é o intermediário entre a empresa e o mercado, atuando na criação e implementação de estratégias de comunicação que visam estabelecer uma boa imagem da marca perante o público.

Suas principais atribuições são: elaborar e executar planos de comunicação; identificar e monitorar as opiniões do público sobre a marca; realizar pesquisas de opinião; atuar na criação e gerenciamento de campanhas publicitárias; assessorar os executivos na elaboração de discursos; além de gerenciar crises.

Quem é o Profissional de Cinema?

O profissional de cinema estudou diversas áreas da produção de audiovisual, ao contrário do que muitas pessoas pensam que só produz filme para passar no cinema. Ele aprende diferentes tipos de especialidades, como sonoplastia, cenário, gravação, direção, efeitos visuais, edição de imagem e elaboração de roteiro.

O mercado de trabalho para um profissional de cinema é bastante amplo. Ele pode trabalhar em produtoras, estúdios, agências publicitárias, jornais ou TV.

Quem é o Profissional de Radialismo?

O radialista é o profissional que atua na criação, produção e apresentação de programas de rádio. Ele precisa ter um bom senso de comunicação, criatividade e espírito inovador para criar conteúdos interessantes e atraentes para o público. Além disso, o radialista também precisa ter habilidades técnicas para operar os equipamentos da rádio e realizar a edição dos programas.

Para quem quer trabalhar com comunicação social e apenas enxerga o radialismo como uma área nos formatos convencionais, já pode mudar de ideia. A Rádio já se digitalizou e criou opções muito convencionais como as web-rádios e os podcast, ou seja, é um mercado que está em expansão.

As diferentes formas de se trabalhar com Comunicação Social

Existem várias formas de trabalhar com Comunicação Social. Você pode atuar como profissional freelancer, ou trabalhar em uma agência de comunicação ou empresa. Muitos profissionais também optam por trabalhar como consultores de comunicação, assessorando clientes em suas estratégias de vendas.

Para atuar nessa área, uma dica que pode fazer a diferença, é ter conhecimentos sobre assuntos como o que é neuromarketing e como usá-lo para atrair mais vendas. Mas vale lembrar que é essencial que o candidato tenha uma boa fluência verbal e escrita, pensamento analítico, além de ser criativo e ter facilidade para trabalhar em equipe.

O que fazer para se tornar um profissional da Comunicação Social?

Vontade é o primeiro passo, pois para trabalhar com comunicação social é preciso estar em constante movimento, se informando e criando novos conteúdos para suas especializações.

Para nos ajudar na procura do profissional ideal, fomos procurar quem já está no mercado e tem experiência na contratação deste profissional. Leonardo Rocha é sócio diretor da Estação Indoor, uma agência de marketing digital no Rio de Janeiro, e para ele é possível se tornar um profissional da área com alguns passos simples:

  • Escolha uma faculdade de comunicação social: para trabalhar com comunicação social, é importante ter formação acadêmica na área. As faculdades oferecem cursos voltados para a área da comunicação, onde os alunos aprendem sobre as diferentes ferramentas e técnicas utilizadas na área;
  • Especialize-se: Após a graduação, é importante buscar uma especialização em alguma área da comunicação social, para se destacar no mercado de trabalho. Pode ser uma pós-graduação ou MBA em marketing digital, jornalismo ou relações públicas, por exemplo;
  • Crie um portfolio: Um portfolio é importante para mostrar seu trabalho para potenciais empregadores. Inclua nele trabalhos que você já realizou, como artigos, vídeos ou campanhas publicitárias. Se você não tem experiência, crie para você mesmo e mostre como exemplo do que é capaz;
  • Redes sociais: Para quem quer trabalhar com comunicação social, as redes sociais são importantes ferramentas para profissionais. Crie perfis em sites e aplicativos de networking para conhecer outros perfis e trocar experiências;
  • Participar de eventos: Participar de eventos da área da comunicação social é uma ótima maneira de fazer networking e ficar por dentro das novidades da área. São diversos tipos de eventos, como congressos, palestras e workshops;
  • Inglês: Não é obrigatório, mas é um diferencial. Ter fluência em inglês é importante, já que a maioria das ferramentas e plataformas utilizadas na área são em inglês. Se você ainda não tem fluência, comece a estudar o idioma o quanto antes.

Prós e contras da comunicação social

A principal vantagem de trabalhar com comunicação social é o fato de que você pode exercer, como foi visto anteriormente, a profissão em diversos setores. Isso significa que há mais chances de encontrar um emprego que seja compatível com seus interesses e objetivos profissionais.

Outro ponto positivo é a possibilidade de trabalhar em diversos lugares. Como a área da comunicação social está presente em praticamente todas as organizações, você poderá trabalhar tanto em empresas privadas quanto públicas, além de ter a oportunidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo.

A principal desvantagem de trabalhar com comunicação social é o fato de que a profissão exige muita dedicação e comprometimento. Isso significa que você terá que estar disposto a trabalhar muitas horas, às vezes em horários inusitados, para cumprir suas responsabilidades.

Outro ponto negativo é que a comunicação social pode ser uma profissão estressante. Isso acontece porque você terá que lidar com diversos problemas e situações difíceis, além de lidar com a pressão dos prazos.

No geral, trabalhar com comunicação social é muito gratificante, mas sempre é bom lembrar que ela é uma boa profissão para aqueles que estão dispostos a trabalhar duro e enfrentar os desafios de cada mercado que é oferecido.

Pensando em trabalhar com comunicação social?

A comunicação social é uma área crescente e os profissionais da área estão em alta demanda. Se você está pensando em trabalhar com comunicação social, saiba que há muitas oportunidades de trabalho disponíveis.

Esses profissionais desempenham um papel importante na sociedade, fornecendo informações essenciais para a tomada de decisões públicas e privadas, além da construção de relacionamentos interpessoais e para a promoção da saúde e do bem-estar.

Existem muitas maneiras diferentes de trabalhar com comunicação social. Alguns em agências de publicidade ou empresas de marketing, outros trabalham para organizações sem fins lucrativos ou ONGs, enquanto outros ainda atuam como jornalistas ou blogueiros independentes. Opções é o que não faltam!

Qualquer que seja a sua escolha, é importante que você seja um bom escritor e comunicador, além de ter um bom senso de organização e capacidade de gerenciar várias tarefas ao mesmo tempo. Se você estiver procurando por uma carreira emocionante e gratificante, trabalhar com comunicação social pode ser a escolha certa para você.

Uma das melhores faculdades onde se pode fazer esse curso em Lisboa é o ESCS.

Douglas Barbosa

Douglas Barbosa

Graduado em Tecnologia de Redes de Computadores e com Pós-Graduação em Marketing Digital, Business Intelligence e Estratégia Data-Driven pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Capacitação em Linguagem Corporal e Detecção de Microexpressões Faciais. Participação na formação "Máquina de Tráfego e Conversão - Aprenda a Vender Mais pelo Google Todos os Dias". Certificado pelo Google em Rede de Pesquisa. Vasta experiência em projetos de SEO, gestão de tráfego pago no Google Ads e Criação de Websites.

Partilhe na Mídias Sociais

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Categorias:

Sua Empresa em Destaque Anuncie Conosco!

Artigos em Destaque

Fique Ligado