Advertise on Encontre Portugal

The largest immigrant advice portal in Portugal.

MENU

Itinerary: what to do on a trip to Flores Island?

flower island

Itinerary: what to do on a trip to Flores Island?

No extremo ocidente da Europa, a Ilha das Flores combina a herança portuguesa com uma geografia impressionante, proporcionando aos visitantes uma imersão única em paisagens vulcânicas e tradições açorianas

(Créditos: pkazmierczak/iStock)

A Ilha das Flores, a mais ocidental do Arquipélago dos Açores, com uma vizinhança restrita, revela uma beleza e geografia singulares. Pequena em extensão, compensa com paisagens exuberantes e uma incrível biodiversidade, tornando-a um tesouro natural. Reconhecida como Reserva da Biosfera pela UNESCO desde 2009, a ilha encanta pela intensa atividade vulcânica, marcada por lagoas, formadas em crateras e águas cristalinas em azul-turquesa e verde-esmeralda, cascatas, escarpas e fajãs.

Está localizada onde a Europa se despede e o oceano Atlântico convida a um novo mundo, cravada no Ilhéu de Monchique, e, mesmo que repouse sobre a placa tectônica norte-americana, mantém-se fiel a Portugal. Na zona oeste dos Açores, a Ilha das Flores é o destino perfeito para quem visa estar em contato com a natureza em sua forma mais pura sem sair do país.

Quando visitar e como chegar à Ilha das Flores?

Os meses mais recomendados para visitar a Ilha das Flores estendem-se de maio a outubro. Durante esse período, o clima é mais ameno, com temperaturas agradáveis e menor probabilidade de chuvas intensas. No entanto, junho e setembro costumam ser os meses mais populares, oferecendo equilíbrio entre bom tempo, águas convidativas e menor concentração de turistas. Caso queira viver tradições locais, algumas festividades merecem destaque:

  • Maio e junho: Festas do Espírito Santo, uma celebração religiosa com procissões e eventos culturais em diversos locais da Ilha das Flores.

  • 3º fim de semana de julho: Festa do Emigrante, uma homenagem aos emigrantes, com música, dança e atividades que celebram a cultura açoriana.

Para chegar à região, é necessário fazer uma escala em outra ilha do Arquipélago dos Açores. As principais opções de voos partem de Lisboa e Porto, com destino a Ponta Delgada (São Miguel), Lajes (Terceira), Pico ou Horta (Faial). É importante ressaltar que os lugares nesses voos são limitados, por isso indica-se reservar a passagem com bastante antecedência para garantir a vaga.

O que não deixar de fazer na Ilha das Flores?

Para começar, é impossível perder as piscinas naturais de Fajã Grande, formadas por finas linhas brancas de água que descem pelas falésias verdes, inclusive são alguns dos cartões-postais da região. Em um dos recantos mais isolados da Ilha das Flores, os mergulhos serão inesquecíveis. Para os mais aventureiros, é possível explorar trilhas como a que liga Fajã Grande a Ponta Delgada – são 13 km em direção ao norte.

Seguindo a Estrada da Ponta, pelas margens da espetacular queda d’água do Poço do Bacalhau, chega-se à Ponta da Fajã. Neste local remoto, está a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, um pequeno e belo templo de arquitetura simples. A comunidade local é composta por apenas seis famílias, que residem em casas dispersas entre a igreja e a falésia.

Outra parada obrigatória são as caldeiras e lagoas vulcânicas, provavelmente os maiores atrativos da Ilha das Flores. A Lagoa Comprida é deslumbrante, e sua forma parece com uma estrela, contrastando com a vizinha Lagoa Negra. As duas estão situadas na Reserva Florestal Natural do Morro Alto e Pico da Sé.

A Lagoa Negra possui águas escuras e profundas, com um visual único, especialmente quando vista do miradouro que separa as duas. Enquanto isso, a Lagoa Funda, em meio a escarpas verdejantes, é um espetáculo à parte. De perto, a beleza é inegável. Mas, quando vista de longe, revela uma grandiosidade ainda maior, quase como um espelho celestial, pois a profundidade e a imponência da caldeira são impressionantes. No total, são 7 lagoas instaladas nas caldeiras de vulcões inativos – há beleza e características distintas em cada uma delas.

Não deixe de conhecer a história da Ilha das Flores. No charmoso Convento de São Boaventura, em um ambiente que respira tradição e cultura, o Museu das Flores retrata em um panorama completo a evolução da comunidade, desde os primórdios até os dias atuais. Um dos outros destaques que ganha vida nas paredes do espaço é António Freitas, pirata lendário cujo corpo está no Mosteiro.

A narrativa de António Freitas, repleta de mistérios e aventuras, é contada por meio de objetos e documentos que ajudam a construir uma imagem vívida desse personagem. Além disso, está exposta uma coleção de artefatos como utensílios domésticos, ferramentas agrícolas e peças de vestuário, que demonstram o modo de vida tradicional de quem vive na Ilha das Flores.

Por fim, quando se trata de um tour gastronômico, o município Lajes das Flores permite fácil acesso aos principais pontos turísticos da Ilha das Flores, com uma vila que encanta pela comida. Restaurantes como O Forno Transmontano, com pratos típicos da região, Casa do Rei, que usa ingredientes orgânicos e locais, e Cana Roca, para experimentar as melhores pizzas da Ilha, proporcionam cardápios deliciosos.

Picture of Douglas Barbosa

Douglas Barbosa

He has a degree in Computer Network Technology and a postgraduate qualification in Digital Marketing, Business Intelligence and Data-Driven Strategy from the Pontifical Catholic University (PUC). Training in Body Language and Facial Microexpression Detection. Participation in the "Traffic and Conversion Machine - Learn to Sell More Through Google Every Day" training course. Certified by Google in Search Engine Optimisation. Extensive experience in SEO projects, paid traffic management on Google Ads and website creation.

Share on Social Media

Related News

Onde comprar ginjas Portugal

Onde comprar ginjas Portugal

    Onde Comprar Ginjas em Portugal: O Guia Completo A ginja, também conhecida como ginjinha, é uma famosa bebida portuguesa, especialmente apreciada em Lisboa

Read More "

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.