Anuncie no Encontre Portugal

O maior Portal de dicas ao imigrante em Portugal.

MENU

Como tirar o NIF para Portugal

encontre portugal pt

Como tirar o NIF para Portugal

O NIF (Número de Identificação Fiscal) é um número único atribuído pelo governo português às pessoas singulares e colectivas, a fim de as identificar para fins fiscais, legais e financeiros. A obtenção do NIF é um processo rápido e simples que pode ser concluído online, por telefone ou pessoalmente numa repartição fiscal oficial. Um dos elementos d nossa equipa fez o pedido a partir do seu Iphone 8 e conseguiu receber o NIF sem problemas.

Para obter o seu NIF online, visite o website do governo português. Ser-lhe-á pedido que preencha um formulário com as suas informações de contacto, dados de passaporte e outras informações pessoais. Receberá então um e-mail contendo o seu número NIF no prazo de cinco dias após a apresentação do seu pedido

Também pode solicitar o seu NIF através do telefone utilizando um dos vários números de telefone portugueses. O governo português fornece uma lista de números de telefone específicos que podem ser utilizados para este fim.

Em alternativa, pode visitar uma repartição fiscal oficial em Portugal para obter o seu NIF. Terá de trazer consigo o seu passaporte e outros documentos pessoais. No escritório, um representante irá ajudá-lo a preencher os formulários necessários e fornecer-lhe um número NIF. Este processo demora normalmente até três dias, do início ao fim

Independentemente do método que escolher, é importante manter o seu NIF seguro e protegido, uma vez que pode ser utilizado para várias transacções financeiras em Portugal. Uma vez obtida, certifique-se de que todas as suas informações pessoais a ela associadas estão sempre protegidas

Quanto custa tirar o NIF em Portugal?

Não é preciso pagar para tirar o NIF. Esse documento não exige nenhuma taxa. No entanto, caso a pessoa não tenha um amigo ou familiar que more em Portugal, terá que fazer outro procedimento.

Quem pode pedir o NIF e quem precisa tirar o NIF?

Todo cidadão que realize alguma atividade prevista no Código de Procedimento e Processo Tributário e na Lei Geral Tributária sujeitas ao IRS pode tirar o NIF. Isso vale para nativos e para estrangeiros do país.

Quais são os documentos necessários para tirar o NIF?

Existe uma pequena lista de documentos para tirar o NIF em Portugal. Não se preocupe, porque eles são os mais básicos e você não terá dificuldades para conseguir.

Veja quais são:

  • Cartão cidadão, Bilhete de Identidade (BI) ou passaporte válido (para pessoas com cidadania europeia);
  • Passaporte válido (para brasileiros ou estrangeiros que não são da EU);
  • Certidão de nascimento (para menores de 10 anos, crianças estrangeiras ou cidadão português sem o BI);
  • Comprovante de endereço emitido pela Junta da Freguesia ou Contrato de arrendamento da casa em Portugal

Em conclusão, a obtenção do NIF não custa nada, mas é importante ter em conta outros pormenores como a contratação de um advogado ou o recurso a uma repartição fiscal oficial se não tiver um residente português que o possa ajudar. O processo é simples e directo e não deve demorar mais de cinco dias a ser concluído. No entanto, é essencial que o seu número de TIN seja mantido em segurança a todo o momento.

PRECISA DE CONSULTORIA PARA ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO DIGITAL EM PORTUGAL? CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS

Douglas Barbosa

Douglas Barbosa

Graduado em Tecnologia de Redes de Computadores e com Pós-Graduação em Marketing Digital, Business Intelligence e Estratégia Data-Driven pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Capacitação em Linguagem Corporal e Detecção de Microexpressões Faciais. Participação na formação "Máquina de Tráfego e Conversão - Aprenda a Vender Mais pelo Google Todos os Dias". Certificado pelo Google em Rede de Pesquisa. Vasta experiência em projetos de SEO, gestão de tráfego pago no Google Ads e Criação de Websites.

Partilhe na Mídias Sociais

Notícias Relacionadas

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Categorias:

Sua Empresa em Destaque Anuncie Conosco!

Artigos em Destaque

Fique Ligado