Anuncie no Encontre Portugal

O maior Portal de dicas ao imigrante em Portugal.

MENU

Trilhas em Portugal: roteiros imperdíveis e dicas para uma caminhada segura

Trilhas em Portugal
  • Trilhas em Portugal: roteiros imperdíveis e dicas para uma caminhada segura

Trilhas em Portugal: roteiros imperdíveis e dicas para uma caminhada segura

Além da prática esportiva, as trilhas proporcionam uma oportunidade de imersão na cultura regional de cada local

Créditos: Poike/iStock

Fugir dos destinos turísticos óbvios é mais que possível em Portugal. Além da cultura, gastronomia, história e tantos outros atrativos que movimentam o turismo dentro do país, existem diversos destinos que agradam aqueles viajantes que desejam uma maior conexão com a natureza durante seu momento de descanso.

Para isso, as trilhas são refúgios ideais, já que proporcionam novas aventuras, ao mesmo tempo que renovam as energias dos turistas, através do contato direto com o meio ambiente. A seguir, estão três roteiros imperdíveis para quem deseja explorar as trilhas de Portugal. Confira!

Grande Rota do Douro

A Grande Rota do Douro é uma trilha de aproximadamente 225 km que acompanha o curso do Rio Douro desde Barca d’Alva, na fronteira com a Espanha, até a cidade do Porto. Classificada com um grau de dificuldade moderado a difícil, a rota oferece aos viajantes a oportunidade de explorar vinhedos, aldeias tradicionais e paisagens naturais ao longo do Vale do Douro.

Passando por áreas como o Douro Vinhateiro e o Alto Douro Vinhateiro — ambos Patrimônio Mundial da UNESCO — os visitantes podem conhecer adegas locais para degustar o famoso Vinho do Porto.  Também é possível provar a rica gastronomia regional e experimentar uma imersão cultural na região, provando que o destino oferece um roteiro completo que vai muito além da caminhada.

Grande Rota de Montanha do Alto Minho

A Grande Rota de Montanha do Alto Minho é uma trilha de cerca de 190 km, situada no norte de Portugal, que oferece aos turistas uma imersão nas paisagens montanhosas e nos vales da região. A rota tem início em Melgaço e se estende até o Parque Nacional da Peneda-Gerês, passando por trilhas sinuosas, aldeias e rios cristalinos, como o Rio Minho.

A trilha é classificada como de dificuldade média a difícil, exigindo alto preparo e até mesmo acompanhamento de um guia local. Além da beleza natural, a Grande Rota de Montanha do Alto Minho proporciona uma rica experiência cultural e gastronômica. Os viajantes têm a oportunidade de explorar a herança histórica local, provar a culinária típica, como o “bacalhau à moda de Melgaço”, e degustar vinhos regionais.

Via Algarviana

Com cerca de 300 km e localizada no sul de Portugal, a Via Algarviana atravessa a região do Algarve desde a fronteira com a Espanha até a Costa Atlântica. A trilha é classificada como de dificuldade média a difícil devido a trechos íngremes e acidentados. A Via Algarviana também proporciona aos turistas uma oportunidade de explorar a história e a cultura regionais, tornando a viagem ainda mais única e especial.

A jornada da caminhada pela Via Algarviana termina na Costa Atlântica, em Cabo de São Vicente, conhecido por suas falésias e sua vista impressionante para o pôr do sol. Ainda que passe por locais onde é possível provar a gastronomia local e descansar da caminhada, a trilha é considerada difícil e, como tantas outras no país, exige preparo.

Como se preparar para uma trilha?

Nem sempre as trilhas são voltadas unicamente para quem possui experiência neste tipo de esporte. O preparo físico é uma questão que interfere na experiência, já que qualquer caminhada exige esforço, energia e bom condicionamento. Entretanto, é possível ver o nível de dificuldade de cada trajeto para um melhor planejamento dos roteiros.

Dessa forma, o primeiro passo para planejar uma viagem para grandes trilhas é checar o nível de dificuldade daquele local. Assim, é possível ter certeza de que aquele trajeto é adequado para o tipo de viagem buscada e para o condicionamento de cada viajante.

Alguns equipamentos e planejamentos básicos também são necessários para uma boa caminhada. Os principais são aqueles fundamentais para garantir a integridade física dos praticantes, como alimentos, água e kit de primeiros socorros. Uma garrafa térmica de água, por exemplo, é um dos itens indispensáveis para o roteiro.

No campo da alimentação, é indicado que, antes da trilha, os viajantes tenham uma boa refeição — leve, porém nutritiva. Para garantir a energia ao longo de todo o trajeto, barrinhas de whey protein ou sachês energéticos naturais utilizados por atletas podem ser boas opções, afinal, são altamente saciantes, nutritivos e práticos para carregar na mochila.

Também é importante contar com imprevistos ao longo do caminho. Mesmo com uma boa preparação, acidentes acontecem, e, para isso, também é preciso planejamento. Por isso, levar um pequeno e útil kit de primeiros socorros pode evitar que maiores transtornos aconteçam e garantir a segurança dos viajantes ao longo de toda a prática.

Douglas Barbosa

Douglas Barbosa

Graduado em Tecnologia de Redes de Computadores e com Pós-Graduação em Marketing Digital, Business Intelligence e Estratégia Data-Driven pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Capacitação em Linguagem Corporal e Detecção de Microexpressões Faciais. Participação na formação "Máquina de Tráfego e Conversão - Aprenda a Vender Mais pelo Google Todos os Dias". Certificado pelo Google em Rede de Pesquisa. Vasta experiência em projetos de SEO, gestão de tráfego pago no Google Ads e Criação de Websites.

Partilhe na Mídias Sociais

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Categorias:

Sua Empresa em Destaque Anuncie Conosco!

Precisa de um site, loja online ou gestão de trafego pago e organico para sua empresa? Contacte a nossa equipa

Artigos em Destaque

Fique Ligado